sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Conectando Mundos - 'Sonhos de Andorinha'

Na edição de 2008/2009, participaram 84 escolas e 2958 alunos/as de todo o país na proposta didáctica 'Conectando Mundos'. 




O Conectando Mundos é uma proposta didáctica de Educação para a Cidadania Global desenvolvida por quatro Organizações Não Governamentais europeias: Ucodep (Itália), Intermón Oxfam (Espanha), Inizjamed (Malta) e CIDAC (Portugal). 



Educar para a Cidadania Global representa educar para temas relevantes, com a intenção de que se produza uma transformação progressiva nos valores, atitudes e comportamentos dos nossos alunos e alunas, enquanto cidadãos conscientes da complexidade do mundo e participativos e comprometidos na construção de uma sociedade justa, equitativa e solidária.

A proposta didáctica é dinamizada através da plataforma onlinehttp://www.conectandomundos.org/pt e permite a participação e o intercâmbio entre alunos/alunas e professores/professoras de diferentes realidades geográficas (Portugal, Malta, Itália, Espanha, Brasil, Cabo Verde, Tanzânia, República Dominicana, Quénia, etc.) e socio-económicas, e de diferentes níveis de ensino (alunos dos 6 aos 17 anos).




Conectando Mundos - 'Sonhos de Andorinha'



Finalidade

Ao educar para a uma cidadania global, o Conectando Mundos pretende fomentar a transformação progressiva nos valores, atitudes e comportamentos dos nossos alunos e alunas, enquanto cidadãos conscientes da complexidade do mundo e participativos na construção de uma sociedade mais justa, equitativa e solidária. (para conhecer melhor leia o artigo da Revista Noesis nº 75 (AQUI) )





Público-alvo

Turmas do ensino básico, secundário e profissional cujos alunos têm idades compreendidas entre os 6 e 17 anos. 

Serão, posteriormente, formadas equipas constituídas por aproximadamente 15 turmas, agrupando alunos da mesma idade provenientes de diferentes regiões e países (Portugal, Espanha, Itália, Malta, Brasil, Cabo Verde, Tanzania, República Dominicana, Quénia..).





Porquê trabalhar as MIGRAÇÕES E DESENVOLVIMENTO?

As migrações, apesar de sempre terem existido, são também uma consequência lógica deste modelo social e económico injusto que rege o mundo em que vivemos.  


Enquanto abrimos cada vez mais as fronteiras à livre circulação de bens e capitais económicos, maior entraves colocamos à livre circulação de pessoas. E não só fechamos fronteiras, fechamos também mentalidades:
 - através de mensagens preconceituosas, 

 - através do medo face à diferença, 

 - através da concepção da identidade como algo uniforme e excludente,
 - através da homogeneização cultural...

A partir de uma perspectiva humana e integrada na concepção de cidadania global, abordamos as causas e as consequências que o processo migratório tem na vida das pessoas e no seu meio envolvente e desafiamos atitudes e compromissos, tanto a nível pessoal como colectivo.

Queremos construir um espaço comum de respeito e enriquecimento mútuo, em que há igualdade de deveres e direitos, aproximação e acolhimento, interculturalidade, valorizando a riqueza da diferença e da diversidade.





Objectivos



·         Conhecer e analisar, de forma crítica, os processos migratórios: as causas e as consequências na vida das pessoas e no seu contexto. 



·         Potenciar o interesse e a curiosidade pela investigação em torno do tema das migrações de desenvolvimento no contexto próximo, partilhar as principais ideias com outros alunos/as e poder retirar conclusões à escala global.



·         Fomentar acções e atitudes individuais e colectivas transformadoras que contribuam para a construção de uma sociedade aberta, diversa e solidária, baseada no respeito recíproco entre pessoas de diferentes proveniências.





Actividades



- Curso on-line para professores e professoras(de 18 de Janeiro a 4 Fevereiro de 2010, de acordo com a sua disponibilidade). Durante as 3 semanas, os professores/as  acedem à plataforma on-line de forma a familiarizar-se com o ambiente virtual, com os objectivos e conteúdos da proposta e com a actividade que vai ser desenvolvida com os alunos e alunas da faixa etária que lecciona. Nesta altura, terão acesso aos materiais de apoio (guia didáctico e documentação de referência) e poderão estabelecer contacto com os outros professores/as que realizarão a actividade.



- Actividades com os alunos e alunas (6 semanas de trabalho entre 8 de Fevereiro e 21 de Março de 2010). As turmas inscritas no Conectando Mundos vão interagir e trabalhar em conjunto através da Internet. Cada faixa etária irá dispor de uma proposta específica que suscita momentos de reflexão, debate e iniciativa, tanto com os colegas da turma como com os colegas virtuais. Estará ainda ao dispor dos participantes um conjunto de ferramentas de comunicação. Se quiser conhecer o que foi feito na edição passada visite a página http://www.conectandomundos.org/pt e o blog de professores/as portugueses participanteshttp://conectandomundospt.blogspot.com



- Encontro de professores e professoras (Abril). Os professores e professoras participante poderão participar no Encontro Nacional destinado à partilha de experiências. 

O cronograma rigoroso está relacionado com a participação simultânea de escolas e turmas de diferentes países cujos calendários escolares são bastante diferentes.





Porquê participar?



- Permite integrar a perspectiva de cidadania global nos projectos educativos das escolas/turmas e na programação das aulas de diferentes áreas curriculares e não curriculares.



- Potencia atitudes e valores que permitem conhecer e entender melhor a realidade envolvente e, desta forma, participar activamente na construção de um mundo mais sustentável.



- Permite que o conhecimento seja construído através de processos participativos e colaborativos de ensino-aprendizagem. 



Oferece novas metodologias de trabalhos às escolas relacionadas com autilização das Tecnologias da Informação e Conhecimento. 



Permite consolidar uma educação para a cidadania global. 



Inclui a diversidade cultural, linguística e social como um recurso para a participação e aprendizagem.

Torna o ambiente educativo um espaço dinâmico, proporcionando aos alunos e alunas uma forma diferente de conhecer.





Contamos com a participação da(s) sua(s) turma(s)!

Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição on-line que se encontra no site www.conectandomundos.org  a partir de dia 13 de Outubro e até dia 18 de Dezembro. 



-- 

CIDAC

Rua Pinheiro Chagas, 77-2º Esq.

1069-069 Lisboa

Tel.(+351)21.317.28.60

Fax.(+351)21.317.28.70


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos