segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Terceira conferência internacional do Plano Nacional de Leitura

A terceira conferência internacional do Plano Nacional de Leitura (PNL) decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, nos dias 22 e 23 de Outubro.

No dia 22 de Outubro, a sessão de abertura inclui a assinatura de um protocolo entre o PNL e o Observatório da Língua Portuguesa.

Durante esse dia, o programa prevê a realização de uma conferência com duas intervenções: a primeira refere-se à apresentação dos "Resultados de estudo PNL" e é da responsabilidade de José Morais (Universidade de Lisboa), a segunda, intitulada "Estudo Psicolinguístico: níveis de referência para a leitura e para a escrita", é proferida por Luísa Araújo (Universidade de Lisboa).

Segue-se um painel que incide sobre os projectos "Caminho das Letras" e "Biblioteca de Livros Digitais", apresentados respectivamente por Inês Sim-Sim (coordenadora nacional do Plano Nacional de Ensino de Português) e Carlos Correia (Universidade Nova de Lisboa).

Posteriormente, tem lugar a apresentação sobre "Como aplicar material pedagógico inovador à alfabetização", que tem como oradora Leonor Scliar Cabral (presidente de honra da International Society of Applied Psycholinguistics).

O segundo painel previsto inclui a apresentação dos resultados de estudo PNL sobre a "Promoção da leitura nas bibliotecas públicas", divulgado por José Neves (Observatório das Actividades Culturais).

Este painel prossegue com a exposição de temas como "Promoção da leitura: parcerias entre biblioteca municipal e bibliotecas escolares", a cargo de Cristina Valente (Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros), e "Biblioteca pública e bibliotecas escolares - leituras que aproximam", exposto por Dora Pereira (Biblioteca Municipal de Portimão).

O dia termina com a apresentação do Portal PNL por Carlos Correia (CITI - Universidade Nova de Lisboa).

No dia 23 de Outubro, decorre uma conferência sobre "BookStart" e apresentação do projecto "Crescer a Ler", com intervenções de Roland Marden (Booktrust) e de Luísa Tavares (Associação de Profissionais de Educação de Infância).

Seguidamente, tem lugar um painel que versa sobre o projecto "Ler+ dá saúde" e o projecto "aLer+", o primeiro dos quais apresentado por Rizério Salgado e Ana Resende (Unidade de Saúde Familiar de São Julião), e o segundo por Alexandra Marques (PNL) e Ana Bela Martins (Rede de Bibliotecas Escolares).

A sessão termina com a exposição do estudo "Avaliação externa do PNL - 3.º ano", apresentado por António Firmino da Costa (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia/Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa).

Esta conferência tem entrada livre.

Para mais informações, consultar a página do PNL .

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos