terça-feira, 6 de outubro de 2009

Projecto “Escola-Electrão”

Prazo de inscrição: 28 de Setembro e 23 de Outubro de 2009.

Os resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) constituem o tipo de resíduos com o maior crescimento na União Europeia. Cada cidadão europeu gera, em média, 14 quilogramas de REEE por ano, segundo a Comissão Europeia, embora outros estudos apontem para valores superiores.
Um dos problemas associado ao fluxo dos REEE é a presença de substâncias perigosas para o ambiente a saúde. Como exemplos, podem-se referir o arsénio, o amianto, o chumbo, o cádmio, o crómio, o mercúrio, o cloreto de polivinil e os clorofluorcarbonos, entre outros.
O problema é tão grave que em 2006 saiu uma directiva comunitária proibindo que os novos equipamentos contenham algumas das substâncias acima referenciadas.
O Projecto “Escola-Electrão”, promovido pela Amb3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos), com a colaboração do Ministério da Educação, pretende sensibilizar os alunos e a comunidade escolar para o correcto encaminhamento dos Resíduos Eléctricos e Electrónicos (REEE), pelo efeito combinado de acções de divulgação e da participação num concurso inter-escolas.
Esta é a 2ª edição deste projecto, tendo a primeira edição, que decorreu no ano lectivo transacto, envolvido 413 escolas, com cerca de 285 000 alunos.
O projecto destina-se a todos os alunos do 2º ciclo e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
A candidatura a esta acção deverá ser efectuada até ao próximo dia 23 de Outubro de 2009, através do sítio da Amb3 http://www.escolaelectrao.pt, onde se encontra o respectivo regulamento, a ficha de candidatura, materiais didácticos para abordar esta temática e outras informações adicionais.
Respeitando a autonomia pedagógica das escolas, nomeadamente o seu Projecto Educativo, a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular convida as escolas a associar-se a esta iniciativa, que se enquadra no contexto da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável que as escolas têm vindo a promover.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos