segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Projecto e-Bug em Portugal – Sessão de Lançamento – 11 de Setembro 2009 – Fundação Calouste Gulbenkian

O Projecto e-Bug é um recurso educativo destinado a sensibilizar jovens em meio escolar para a prevenção de doenças transmissíveis e uso prudente de antibióticos.
É financiado pela Comissão Europeia e estão envolvidos 18 países europeus.

Enquadramento

A resistência aos antimicrobianos é hoje em dia, um problema importante para a saúde das comunidades, que está estatisticamente associada ao uso excessivo e imoderado de antibióticos.

Muitos países europeus já promoveram campanhas públicas destinadas a encorajar a utilização responsável e prudente dos antibióticos.

As infecções respiratórias e gastro-intestinais são as causas mais frequentes de doença em idade escolar. A presente pandemia de Gripe A (H1N1) será uma das situações infecciosas que irá disseminar em meio escolar nos próximos tempos e que vai exigir um reforço de medidas de prevenção.

Existe evidência científica de que a implementação de boas práticas de lavagem das mãos, higiene respiratória e higiene dos alimentos, reduz a transmissão de infecções e o absentismo escolar de um modo significativo.


O que é o Projecto e-Bug?

O e-Bug é um Projecto Europeu financiado pela Comissão Europeia através da DG SANCO, representado em Porugal pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), que cria um recurso educativo (Programas modulares apoiados por um website interactivo) destinado a sensibilizar jovens escolares para a prevenção de doenças transmissíveis e uso prudente dos antibióticos.

Envolve o desenvolvimento de conhecimentos e comportamentos saudáveis nas áreas da higiene das mãos, da higiene respiratória e alimentar.

Realça os benefícios extraordinários dos antibióticos no tratamento das doenças infecciosas, mas alerta para os efeitos adversos do seu uso imoderado e imprudente, nomeadamente para o aumento das resistências.

Os programas modulares são apoiados por um website que contêm toda a informação necessária para alunos e professores, e também jogos didácticos e animações interactivas, que foram traduzidos e adaptados para a língua e cultura portuguesas e para outras línguas europeias.

Na sua criação, desenvolvimento, tradução e implementação estão envolvidos 18 países europeus, cobrindo 76% da população europeia.


A quem se destina?

O e-Bug é um recurso educativo completo, com apoio de um website interactivo, que tem por destinatários os jovens escolares do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.

Foram criados dois Programas Modulares distintos:

- um para os jovens de 9-11 anos de idade (2º Ciclo)

- outro para os jovens de 13-15 anos de idade (3º Ciclo)


Como irá ser implementado?

Está previsto que este recurso educativo esteja totalmente disponível para poder ser utilizado pelas escolas a partir de Setembro de 2009.

A metodologia da sua implementação irá ser divulgada numa Sessão de Lançamento a realizar em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 11 de Setembro de 2009, e vai ser coordenada pela actuação conjunta da Coordenação do Projecto, da DGS e da DGIDC, contando com o apoio e o empenho dos Professores Coordenadores de Educação para a Saúde, dos Professores da disciplina de Ciências da Natureza (2ºciclo) e de Ciências Naturais (3ºciclo) e das Equipas de Saúde Escolar.


Como poderão participar?

Encontram-se encerradas as inscrições para a Sessão de Lançamento

- Programa provisório

Contacto: e-Bug@dgidc.min-edu.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos