sábado, 20 de junho de 2009

Ministra admite repetir ‘simplex’

Manter, por mais um ciclo avaliativo de dois anos escolares até 2011, o sistema simplificado da avaliação de professores é uma das propostas apresentadas pela ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, ao Conselho Científico para Avaliação de Professores (CCAP), a quem pediu novo parecer sobre o processo de avaliação de desempenho dos professores. Trata-se de mais um recuo numa das grandes apostas do Governo de José Sócrates, a poucos meses das Eleições Legislativas.



A governante pede ao Conselho Científico para avaliar duas possibilidades: aplicar o modelo de avaliação, tal como previsto, ou manter, por mais um ano, o modelo simplificado.

Para a ministra a ideia é "permitir às escolas e aos docentes o desenvolvimento e a consolidação das competências avaliativas, bem como um período de maior estabilidade", antes de novas alterações.

Confrontados pelo CM com a proposta, tanto João Dias da Silva, da Federação Nacional dos Sindicatos de Educação (FNE), como Mário Nogueira, da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), afirmaram que o modelo de avaliação de Janeiro de 2008 é para substituir e a isso mesmo se comprometeu a própria ministra da Educação na Assembleia da República, em Dezembro de 2008. "Está marcada para dia 25 uma reunião no Ministério da Educação sobre o Estatuto da Carreira Docente e, a seguir, tratar-se-á de um novo sistema de avaliação que, obviamente, nunca se poderá basear em quotas", observa João Dias da Silva.

Já Mário Nogueira, da Fenprof, diz que a proposta da ministra é "mais um atestado de incapacidade, da incompetência do Ministério desrespeitador dos professores".

O QUE DISSE A MINISTRA SOBRE A AVALIAÇÃO (Entre 4/4 e 4/12/2008)

"Não faz sentido mudar o modelo de avaliação."

"É um modelo que protege os professores."

"Suspender o modelo de avaliação significa desistir e eu não desisto."

"O modelo de avaliação não saiu de nenhuma cartola."

"No essencial o modelo não é beliscado."

"Não me peçam para suspender a avaliação."

João Vaz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos