domingo, 17 de maio de 2009

Ministra quer aumentar a escolaridade

A Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, destacou o aumento da escolaridade e maior tempo de permanência nas escolas como metas a atingir, na abertura da XIX Conferência Ibero-Americana de Educação, que decorre em Lisboa e que serve de preparação para uma cimeira a realizar em Portugal no final do ano. Os objectivos específicos a atingir ficarão definidos hoje, ao final do dia, após concluída a discussão, num documento que para Lurdes Rodrigues representa "uma ambição sem paralelo". Portugal e Espanha já têm metas definidas no âmbito da União Europeia e o mesmo será agora aplicado aos países da comunidade ibero-americana para o ano 2021.


A ministra lembrou que os novos tempos colocam 'três desafios essenciais' aos Governos na área da Educação, nomeadamente, 'a necessidade de lidar com a diversidade', 'a exigência de qualidade' e 'o desafio da globalização'. A governante defendeu que 'a crise veio criar oportunidades de investimento na Educação'. Já ao final da manhã, a ministra revelou que estava em estudo a 'criação de um fundo para dispor de recursos adicionais'.

Participam na conferência, a nível de ministros da Educação ou embaixadores, representantes de Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e Porto Rico, este com estatuto de observador.

Bernardo Esteves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos