quarta-feira, 29 de abril de 2009

Ministérios de Portugal e Espanha assinam protocolo para promover línguas

Os ministérios da Educação de Portugal e Espanha vão assinar um protocolo para facilitar o ensino das duas línguas nos respectivos sistemas educativos, anunciou hoje em Lisboa Maria de Lurdes Rodrigues, no final da Cimeira Ibero-Americana do sector.

Em conferência de Imprensa, a ministra da Educação revelou que, já a partir do próximo ano lectivo, vai estar em vigor um contrato com a comunidade autonómica da Extremadura, tendo em vista a deslocação de professores de português para as escolas espanholas e a vinda de docentes de espanhol para os estabelecimentos de ensino portugueses da zona raiana.

"Neste contexto, será assinado um protocolo entre os dois ministérios da Educação para permitir e estimular a assinatura de outros protocolos semelhantes com outras comunidades. É necessário estabelecer um quadro de relações entre os dois ministérios, que permita depois a celebração de contratos com as comunidades em função de situações particulares", afirmou a ministra, sem adiantar uma data. 

Maria de Lurdes Rodrigues sublinhou as diferenças na organização curricular e disciplinar entre os dois países, justificando assim a necessidade de "uma aproximação" para que o ensino de português em Espanha seja "tão curricular quanto possível". 

Questionada sobre se esta também poderá ser uma forma de contornar a falta de professores de espanhol em Portugal, tendo em conta o aumento da procura por parte dos alunos, a ministra destacou as oportunidades de emprego que são criadas. 

"A falta de professores é um problema melhor do que a falta de trabalho para professores. A expectativa do crescimento do ensino de português em Espanha e do ensino de espanhol em Portugal abre expectativas de emprego para muitos milhares de professores", acrescentou.



Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos