segunda-feira, 9 de março de 2009

Escolas de risco vão escolher professores, diz ME

As escolas e agrupamentos do Programa dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) vão poder escolher os professores do quadro, de acordo com o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos.
Segundo a edição desta quarta-feira do Público, o despacho, que prevê que os 35 estabelecimentos de ensino, com elevado número de alunos em risco de exclusão social e escolar, possam começar a recrutar directamente os docentes já este ano, «já está assinado», avança o Ministério da Educação (ME).

Até agora, as escolas só podiam recrutar directamente professores para substituições temporárias, para áreas técnicas e para projectos especiais, de enriquecimento curricular, sendo que a contratação da maioria do corpo docente seria feita através da tutela, uma medida vista como «altamente limitadora» para a autonomia dos estabelecimentos.

No lote de «medidas excepcionais para combater a insegurança, a indisciplina, o insucesso e o abandono escolares», anunciadas no âmbito do programa TEIP, estará, assim, a iniciativa, inédita no ensino básico em Portugal, destas escolas poderem escolher os seus professores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos