sábado, 18 de outubro de 2008

Romance de Inês de Castro reinventado por alunos na internet

A Fundação Inês de Castro e o Plano Nacional de Leitura (PNL) estão a promover um concurso dirigido às escolas preparatórias e secundárias para que estas reinventem o romance de D. Pedro e D. Inês.

O concurso 'Inês de Castro' destina-se a premiar sítios e blogues apresentados por um ou mais alunos, «sendo necessário o acompanhamento de, pelo menos, um professor», refere o comunicado enviado à comunicação social.

«O objectivo é promover e desenvolver o trabalho de pesquisa e de leitura em sala de aula sobre um tema histórico através das ferramentas tecnológicas», afirmou em declarações à Agência Lusa Luísa Matos do PNL.

O tema central deste concurso é 'O romance de D. Pedro e D. Inês de Castro', no qual os «concorrentes poderão aprofundar o seu conhecimento do mito inesiano com vários textos, imagens, animações e outros recursos disponíveis na Internet», esclarece o comunicado.

No século XIV, D. Pedro e D. Inês viveram um amor secreto e após a morte de D. Constança, esposa de D. Pedro, assumiram a relação e passaram a viver juntos num palácio perto da Quinta das Lágrimas, em Coimbra, o que desagradava o rei D. Afonso IV, pai de D. Pedro, que mandou matar D. Inês.


D. Pedro, ao subir ao trono, anunciou que tinha casado em segredo com D. Inês e mandou construir dois túmulos em Alcobaça para si e para a sua amada, Rainha de Portugal.

Para recriarem a história, os alunos podem recorrer a várias técnicas mencionadas no regulamento, tais como dramatizações filmadas de episódios do romance, biografias de D.Inês e de D.Pedro, «contexto histórico da época em que viveram ou recomendação de livros, filmes, músicas, pinturas, esculturas ou outras obras que abordem o romance».

«Este concurso faz com que haja um trabalho transversal, visto que os alunos podem trabalhar no Português, na História, na Educação Visual e noutras disciplinas», acrescentou Luísa Matos.

O regulamento do concurso informa que os trabalhos serão avaliados segundo «critérios de riqueza, correcção, clareza de conteúdo, estética e acessibilidade da informação disponibilizada».

A iniciativa da Fundação Inês de Castro e do PNL decorre entre 06 de Outubro deste ano e 31 de Março de 2009 e a lista dos vencedores será publicada em Abril de 2009.

Os premiados vão receber um fim-de-semana nos hotéis do 'Grupo Lágrimas Hotels & Emotions', ipods e cheque livro (para as escolas dos vencedores), oferta da Ydreams.

A Lusa contactou a Fundação Inês de Castro, mas ninguém se mostrou disponível para falar sobre esta iniciativa.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos