sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Linha SOS Segurança adiada

A aprovação do relatório sobre segurança nas escolas, no qual é sugerida a criação de uma Linha SOS – Segurança nas Escolas, foi adiada até ao final do mês, para permitir uma análise mais profunda do documento e a apresentação de propostas por parte dos deputados da Comissão Parlamentar de Educação.


O relatório, elaborado pela deputada socialista Fernanda Asseiceira, enumera uma série de medidas de combate ao fenómeno, entre as quais a existência de uma linha telefónica para professores, alunos, auxiliares e pais que dará apoio pedagógico, psicológico e jurídico.

Apesar de elogiado o trabalho de campo realizado pela deputada do PS, a Oposição não poupou críticas às conclusões apresentadas, considerando-as demasiado macias e por pintarem um cenário muito cor-de-rosa. O PSD sublinha a importância da criação da Linha SOS, mas considera o relatório muito macio para se obterem resultados práticos no combate à insegurança.

Luísa Mesquita, ex-deputada comunista, sublinhou a colagem das conclusões à intervenção da ministra da Educação quando Maria de Lurdes Rodrigues foi ouvida pela Comissão: 'É preocupante. A ideia que fica é que as conclusões são a intervenção da ministra.'

Miguel Tiago, do PCP, adiantou que não aprovará um relatório que 'apresenta como um mar de rosas as medidas adoptadas pelo Governo em política educativa'.

NOTAS

CIDADANIA E SEGURANÇA

O relatório sugere a criação de um módulo curricular ‘Cidadania e Segurança’, com carácter obrigatório no 5.º ano.

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

É sugerido no documento que os professores tenham formação para gestão e mediação de conflitos, para a diversidade e multiculturalidade.

DIFICULDADES

Abandono escolar, comportamento desviante dos alunos, violência nas salas de aula, fraca participação dos pais e localização próxima a bairros problemáticos são factores que potenciam a insegurança.

ESCOLAS TEIP

Entre os problemas das escolas de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) estão a falta de recursos materiais e de auxiliares.

André Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos