quinta-feira, 16 de outubro de 2008

ASPL lança abaixo-assinado por melhores condições para o cargo de Director de Turma

A ASPL, associando-se à Unesco, à Internacional da Educação e à ONU, na comemoração do Dia Mundial do Professor, que se assinalou no dia 5 de Outubro, promoverá a recolha de assinaturas, em todo o país, para um abaixo-assinado que tem como objectivo exigir melhores condições para o exercício do cargo de director de turma. Consagrar na componente lectiva do horário de trabalho do docente director de turma três tempos de 45 minutos destinados ao exercício desta função é o mínimo que, segundo a ASPL, é necessário aos directores de turma para o desempenho deste cargo tão importante para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Com a alteração feita pelo Ministério da Educação na organização dos horários escolares, das horas para tempos de 45 min., os docentes perderam cerca de meia hora no tempo que antes tinham para o exercício do cargo de DT.
Esta pretensão da ASPL tem, assim, o objectivo de melhorar a actuação do Director de Turma (DT) que, particularmente após a entrada em vigor do novo Estatuto do Aluno, tem vindo a assumir um papel cada vez mais importante e cujas áreas de intervenção incorporam um conjunto de vertentes de actuação junto de alunos, professores e encarregados de educação. Cabe-lhe ainda competências tão diversas como promover a comunicação e formas de trabalho cooperativo entre professores e alunos; coordenar, em colaboração com os docentes da turma, a adequação de actividades, conteúdos, estratégias e métodos de trabalho à situação concreta do grupo e à especificidade de cada aluno; articular as actividades da turma com os pais e encarregados de educação, promovendo a sua participação; coordenar o processo de avaliação dos alunos, garantindo o seu carácter globalizante e integrador, e a própria elaboração do Projecto Curricular de Turma; registar informaticamente todas as faltas dos alunos, enviá-las por correio aos seus encarregados de educação; elaborar as pautas de avaliação, inserindo todas as informações inerentes.
Esta é uma das acções que esta organização sindical promove para assinalar a comemoração do Dia Mundial do Professor. A ASPL dará continuidade a esta comemoração, lançando um novo abaixo assinado sobre outra problemática fundamental para os professores portugueses, como a avaliação do seu desempenho profissional.
Depois de recolhidas as assinaturas, os abaixo-assinados serão entregues ao Presidente da República, ao Presidente da Assembleia da República e à Ministra da Educação.
O lema escolhido para este ano pela Unesco é “Os professores contam” e para que tal seja concretizável, é fundamental que o Ministério da Educação crie as condições para o exercício da docência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos