segunda-feira, 27 de outubro de 2008

2009 Ano Internacional da Astronomia

Descobre o teu céu! Novas constelações


Integrado no programa da Celebração do Ano Internacional da Astronomia, que será celebrado em 2009, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, promovem a partir de 2008, entre os alunos de todas as Escolas do País, o concurso Descobre o teu céu! Novas constelações.


As constelações que usamos como referência no céu têm, na sua maioria, designações que remontam à Antiguidade Clássica, havendo outras que foram sempre usadas por grupos minoritários, como os índios da Amazónia ou os Egípcios. A todas elas está associada uma história que faz parte da mitologia desses povos. A partir das estrelas de certas partes do céu que foram seleccionadas, inspirados na observação do céu real e/ou do céu de um planetário, ou simplesmente a partir de uma representação das estrelas numa imagem, pretende-se que os alunos construam novas constelações e desenvolvam histórias a elas associadas.

O objectivo desta iniciativa é não só desenvolver o gosto pela Astronomia, mas também estimular o espírito de observação, a criatividade e capacidade imaginativa dos concorrentes e, simultaneamente, encorajar a prática da escrita. Pretende-se chamar a atenção dos jovens e dos seus professores para a importância do desenvolvimento de actividades que integrem vários saberes.

Regulamento

1. Participação no Concurso

1.1 Podem participar no Concurso os alunos do Ensino Básico de Escolas nacionais, públicas ou privadas.
1.2 Os alunos, sob a tutela de pelo menos um professor, poderão concorrer numa equipa constituída por um mínimo de 5 e um máximo de 20 alunos.
1.3 Serão considerados três escalões, correspondentes aos três níveis do ensino básico.
1.4 Cada escola poderá apresentar o número de candidaturas que entender em cada escalão, sem qualquer limite.

2. Tipologia dos Projectos a Concurso

2.1 Foram seleccionados quatro mapas correspondentes a diferentes regiões do céu observáveis em Portugal (Continente e Ilhas) durante as primeiras horas depois do Sol se pôr, em quatro épocas diferentes do ano: Zona 1 (Janeiro a Março), Zona 2 (Abril a Junho), Zona 3 (Julho a Setembro), Zona 4 (Outubro a Dezembro).
2.2 A realização do trabalho consiste na criação de uma ou mais constelações em cada região do céu considerada, acompanhadas de uma história relacionada. Em cada zona podem ser consideradas várias constelações ou apenas uma que enquadre todo o espaço, sendo que a narrativa deverá reflectir a escolha efectuada.
2.3 Cada grupo pode trabalhar duas, três ou quatro zonas do céu a concurso. A escolha do júri incidirá sobre duas zonas do céu. Caso os concorrentes trabalhem três ou quatro zonas, serão seleccionadas as duas propostas de melhor qualidade.
2.4 A apresentação do trabalho, que inclui o desenho das constelações e a narrativa associada, não deverá exceder cinco páginas de formato A4. Deve ser referenciado se o trabalho resulta de observação do céu real, de planetário ou apenas de imagens obtidas no computador.
2.5 Na apresentação da candidatura ao Concurso, as equipas devem referir identificação completa de cada um dos elementos (nome, morada, telefone, e-mail, escola), bem como o nome do professor responsável. A candidatura deve ser enviada para um dos dois Museus com a indicação Descobre o teu Céu!.
2.6 Os mapas do céu referidos em 2.1 encontram-se disponíveis nos sítios dos dois Museus e no sítio oficial do Ano Internacional da Astronomia. Para cada uma das quatro zonas escolhidas, encontram-se disponíveis um mapa com as constelações desenhadas para reconhecimento no céu, um mapa limpo de constelações e ainda um mapa para a realização dos trabalhos.

3. Datas

3.1 A inscrição para o concurso pode fazer-se, por correio normal ou por correio electrónico, para qualquer um dos Museus. Tal poderá ocorrer em qualquer altura até ao dia 30 de Novembro de 2008.
3.2 Os trabalhos deverão ser enviados em suporte de papel, pelo correio, para um dos Museus até à data limite de 21 de Dezembro de 2008 (solstício de Inverno). Devem conter uma referência explícita ao concurso - Descobre o teu céu! - podendo ser também entregue uma cópia digital. É indispensável que o trabalho venha acompanhado da ficha de identificação devidamente preenchida.
3.3 Os trabalhos enviados até ao dia 31 de Outubro de 2008 serão considerados para uma iniciativa da empresa Critical Software, associada a este projecto, que seleccionará as imagens mais apelativas para serem integradas em postais de Boas Festas.
3.4 Os resultados do concurso serão anunciados no dia 21 de Março de 2009 (equinócio da Primavera).
3.5 O dia 21 de Junho de 2009 (solstício de Verão) será celebrado nos Museus de Coimbra e Lisboa com diversos eventos que serão anunciados em devido tempo.
3.6 O lançamento do livro será efectuado no dia 21 de Setembro de 2009 (equinócio do Outono).

4. Júri

4.1 O júri será formado por cinco elementos, designados pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, pela Comissão promotora do Ano Internacional de Astronomia 2009 e pela Critical Software. Pelo menos um dos elementos escolhidos será de uma área artística ou literária.
4.2 O júri escolherá os melhores trabalhos de cada escalão, que serão reunidos num livro a publicar em 2009, como uma das concretizações do Ano Internacional da Astronomia. O livro será distribuído por todos os Agrupamentos de Escolas do país.
4.3 Os critérios para a escolha dos trabalhos seleccionados para serem publicados serão da responsabilidade do júri, devendo ser lavrados em acta. Serão tomadas em conta a originalidade das constelações propostas, a qualidade da narrativa associada, bem como a coerência do conjunto.
4.4 Para cada escalão será escolhido um grupo vencedor, podendo ainda o júri atribuir as menções honrosas que entender.
4.5 Da decisão do júri não há recurso.

5. Prémios

5.1 Os resultados do concurso serão comunicados pelo correio aos seleccionados, listados nos sítios dos dois Museus e do Ano Internacional da Astronomia e publicados no Público Online.
5.2 O prémio principal para os seleccionados no concurso será a publicação do seu trabalho num volume de grande divulgação.
5.3 Todos os alunos participantes no concurso terão direito a uma entrada gratuita em cada um dos dois Museus promotores, a utilizar durante o ano de 2009.
5.4 O professor de cada grupo vencedor receberá a inscrição para participação num encontro científico de sua escolha a realizar em Portugal durante o ano de 2009.



Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Laboratório Chimico
Largo Marquês de Pombal
3000-272 COIMBRA
Tel: 239 85 43 50
FAX: 239 85 43 59
E-mail: geral@museudaciencia.pt
www.museudaciencia.pt


Museu de Ciência da Universidade de Lisboa
Rua da Escola Politécnica, nº 56
1250-102 LISBOA
Tel. 21 392 18 60 -
Fax. 21 390 93 26
Email: mdciencia@fc.ul.pt
www.mc.ul.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos