quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Ensino profissional com mais vagas

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, anunciou a abertura de um total de 48 672 vagas no 10º ano para o ensino profissional, o que representa um aumento de mais de 18 mil vagas face ao ano lectivo 2007/2008.

No ano lectivo passado, as escolas secundárias ofereceram 31 409 lugares, enquanto as profissionais disponibilizaram 31 587.

O Ministério da Educação pretende, com este aumento, que «metade dos alunos, à entrada do secundário, opte pelos cursos profissionais ou vocacionais».

Citado pela agência Lusa, o ministério diz que, em 2005, «40% dos jovens entraram no mercado de trabalho sem o ensino secundário, quando na União Europeia (UE) a média é da ordem dos 80%, e apenas 30% dos jovens que frequentavam o ensino secundário estavam inscritos nas vias profissionais, o que compara com 70% na UE».

O Executivo socialista pretende, nesse sentido, aproximar Portugal das médias comunitárias, estabelecendo uma meta que passa pela redução para 25% do número de jovens que entra no mercado de trabalho sem o ensino secundário e, também, pelo aumento para 50% do número de alunos nas vias profissionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos