quarta-feira, 30 de julho de 2008

Sócrates quer portugueses de volta à escola

"O país precisa de regressar à escola", exortou, em Leiria, o primeiro-ministro, garantindo que a qualificação dos portugueses é a única resposta possível à "concorrência da economia global".

"Precisamos de mais qualificações e a todos os níveis", disse o primeiro-ministo, no final da cerimónia de entrega de diplomas a 90 alunos que concluíram cursos de especialização tecnológica (CET) no Instituto Politécnico de Leiria.

"Portugal terá sucesso se apostar na inteligência, no conhecimento, na massa cinzenta, na qualificação das pessoas", sustentou José Sócrates, que elogiou os alunos que decidiram inscrever-se em CET e "regressar à escola".

"Estão a trabalhar, têm família, decidiram sacrificar o vosso tempo livre, para melhorar as qualificações", sublinhou, acrescentando que este é um "exemplo para o país seguir se quiser vencer as necessidades da qualificação".

José Sócrates recordou que, em 1999, quando foram concebidos os cursos de especialização tecnológica, o Governo "teve de enfrentar preconceitos e tabus sociais". "Para muitos na nossa sociedade, quem não fizesse o percurso direitinho, não devia poder ter direito a entrar na universidade", referiu, sublinhando mesmo que "esta oportunidade deveria ter sido dada mais cedo".

O chefe do Governo destacou que os CET "permitem um novo contacto com a universidade" e desafiou os alunos a verem "estes cursos como a antecâmara para a licenciatura".

"Em 2005, eram 294 os alunos inscritos em CET. Em 2008, são 4.811. O mais que posso concluir é que estes cursos são necessários. Se têm gente, é porque temos de apostar neles, nos cursos e nos alunos", disse José Sócrates. Para o primeiro-ministro, "toda a gente estava à espera desta resposta e a maior prova de que faziam falta é que têm sucesso".

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior recordou que a estes alunos são reconhecidos os mesmos direitos em matéria de acção social escolar.

jn

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos