segunda-feira, 7 de julho de 2008

Quem tem 19 valores a Português?


Mariana tem 17 anos, é aluna da Escola Secundária de Monserrate, em Viana do Castelo, e «tirou» 19 valores no exame de Português do 12º ano, muito acima da média nacional, que se ficou pelos 9,7 valores, escreve a Lusa.

«Uma prova mal formulada? Mas mal formulada porquê? Tinha algumas ratoeiras, é verdade mas, para mim, a prova é clarinha como a água», disse, à agência Lusa, Mariana Martins, contrariando assim as críticas da Associação de Professores de Português (APP).

Esta associação considerou esta segunda-feira que a quebra de resultados nos exames de Português do 12º ano se deveu «exclusivamente» a uma prova «duvidosa e mal
formulada» e não à falta de preparação dos alunos.

Português abaixo dos 10 valores
Português: más notas por culpa do exame

Para Mariana, que já tinha concluído o ano com 18 valores, a única coisa de que os alunos se podem queixar é de no exame ter saído «Os Lusíadas», uma obra «que nem sequer fazia parte do programa» do 12º ano.

«Demos "Os Lusíadas" no 9º ano e, no 12º, voltámos a falar da obra mas nem sequer lhe demos muita importância, porque estávamos convencidos de que, se saísse no exame, seria apenas para comparar a mensagem com a de Fernando Pessoa. Acabámos por ser surpreendidos mas essa foi mesmo a única surpresa da prova», garantiu.

A média de notas no exame de Português do 12º deste ano ficou abaixo dos 10 valores (numa escala até 20) pela primeira vez em três anos, situando-se nos 9,7 valores face aos 10,8 de 2007.

Dos 60.281 alunos que este ano fizeram a prova de Português «chumbaram» oito por cento (um acréscimo face aos 5 por cento verificados em 2007 e 2006).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos