sábado, 28 de junho de 2008

Porto: 5.300 alunos inscritos na Universidade Júnior

A Universidade do Porto (U.Porto) inicia segunda-feira a 4ª edição do programa Universidade Júnior que contará com a participação de 5300 alunos do ensino básico e secundário (do 5º ao 11º anos de escolaridade).
Os jovens, dos 11 aos 17 anos, irão frequentar durante o mês de Julho, um total de 120 actividades diferentes. O programa «Universidade Júnior» dá aos alunos do 5º ao 11º anos de escolaridade a oportunidade de aproveitarem as suas férias de Verão para conhecer a vida universitária e explorar as suas vocações através de pequenos «cursos», estruturados de acordo com a faixa etária, que cobrem todas as áreas de estudo - das Ciências às Belas Artes, passando pelas Engenharias, as Letras ou o Desporto.

Assim, os lugares habitualmente destinados a estudantes, professores e investigadores nas 14 faculdades e 69 unidades de investigação da maior universidade do país serão ocupados, durante um mês, por milhares de crianças e adolescentes de todo o país (900 jovens inscreveram-se no programa de alojamento da «Universidade Júnior» por residirem demasiado longe do Porto para realizarem viagens diárias).

Será assim possível observar alunos do 5º e 6º anos do ensino básico nas instalações da Faculdade de Ciências a organizar um «hospital vegetal» para tratar das plantas do Jardim Botânico ou na Faculdade de Belas Artes a criar marionetas com material reciclado.

Da mesma forma, será possível encontrar alunos do 7º e 8º anos à volta com os enigmas da caça ao tesouro na Faculdade de Economia ou a experimentar os conceitos básicos da natação e saltos para a água na piscina da Faculdade de Desporto. Já os mais velhos, alunos do 9º, 10º e 11º anos, poderão ser vistos nos laboratórios da Faculdade de Medicina a investigar as diferenças entre corações saudáveis e doentes ou na Faculdade de Engenharia a aprender os princípios básicos da aerodinâmica com a construção de um aeromodelo rádio controlado.

O arranque do programa será assinalado quarta-feira, às 10:00, pelo reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos. Será realizada uma visita guiada por algumas das salas e laboratórios onde os jovens participantes deste programa se encontram.

Concentrando-se nas faculdades do Pólo I (Centro da Cidade) da U.Porto, o reitor vai iniciar a sua visita no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Largo Abel Salazar, em frente ao Hospital Santo António), para depois seguir até às faculdades de Farmácia e Direito, terminando o périplo por volta das 12:30 nas instalações do curso de Ciências da Comunicação da U.Porto (à Rua dos Bragas).

A «Universidade Júnior» é uma das maiores operações da Universidade do Porto, envolvendo professores, investigadores e estudantes das suas 14 faculdades e 69 unidades de investigação.

Este ano será, aliás, a maior edição de sempre do programa, batidos que foram todos os recordes do número de participantes, de actividades e de jovens no programa de alojamento.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos