domingo, 15 de junho de 2008

Mais de 250 mil alunos inscritos nos exames nacionais


Cerca de 258 mil alunos apresentam-se terça-feira para o início dos exames nacionais finais do ensino básico e secundário. As inscrições nas provas desceram 6,9% em relação ao ano passado, segundo dados oficiais.




No ensino básico, 99.930 alunos (menos 7.201 do que em 2007) testam os seus conhecimentos de língua portuguesa e de matemática ao nível do 9.º ano, na quarta e na sexta-feira, respectivamente. A segunda chamada das provas decorre nos dias 26 e 27 de Junho.

Os estudantes têm 90 minutos para realizaremos os exames, sendo as pautas das classificações de ambos afixadas no dia 11 de Julho.




No secundário, 157.718 alunos (menos 11.849 do que o ano passado), dos quais 96.953 candidatos ao Ensino Superior, prestam provas a partir de terça-feira e até 23 de Junho, numa primeira chamada, e entre 14 e 18 de Julho numa segunda fase de exames. As notas são afixadas a 07 e a 30 de Julho, respectivamente.



Os exames têm início às 09h00 de Portugal Continental, tanto no ensino básico como no secundário, um horário que servirá de referência para os Açores e os diferentes países nos quais as provas se realizam, já que decorrem em simultâneo.



GNR E PSP PROTEGEM EXAMES



Para assegurar a entrega e recolha dos exames nacionais nas escolas de todos o País, a Guarda Nacional Republicana (GNR) mobilizou cerca de sete mil militares, que se dedicam àquela que é uma das maiores operações montadas anualmente em Portugal a partir de terça-feira e até ao dia 18 de Julho.



Segundo o tenente-coronel Costa Lima, a missão da GNR é constituída por quatro etapas, “o levantamento, transporte, guarda e entrega das provas nas escolas”. Um processo que se repete no final de cada exame.



Também a Polícia de Segurança Pública (PSP) foi mobilizada para a ‘Missão Exames Nacionais 2008’. Esta força terá a cargo, essencialmente, os estabelecimentos de ensino das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos