quinta-feira, 26 de junho de 2008

Escola Segura: apreendidas 20 mil doses de droga


Entre 26 de Maio e 20 de Junho, a PSP apreendeu 14.450 doses de haxixe, 5.976 doses de heroína e 710 doses de cocaína, num total de 21.136 doses de droga. Os números foram divulgados no site da Polícia de Segurança Pública (PSP), esta quinta-feira. No ano passado, em todo o ano lectivo, os agentes apenas apanharam cerca de 1.200 doses.

Em declarações à agência Lusa, fonte da PSP explicou que a diferença de valores é um «facto circunstancial», eventualmente houve mais droga apreendida num determinado local.

A mesma fonte explicou ainda, que «mais de 90 por cento das ocorrências registadas nesta operação não envolvem elementos da actividade escolar» e recordou que algumas das escolas vigiadas se inserem em «áreas problemáticas».

Mas há outros números de relevo. Foram detidas 504 pessoas: 134 por mandado de detenção; 149 por falta de carta de condução e 120 por condução sob o efeito de álcool. Entre outros crimes.

Quanto à fiscalização rodoviária perto de áreas escolares foram detectadas 6481 infracções, das quais se salientam: 609 por uso de telemóvel durante a condução; 363 por condução sem utilização de cinto de segurança; 313 por falta de inspecção; 115 por falta de seguro e 73 por não utilização do dispositivo de retenção de criança.

Quanto aos estabelecimentos foram detectadas as seguintes infracções: 26 por funcionamento fora do horário autorizado; 6 por falta de livro de reclamações; 2 por frequência de menores sozinhos em salas de jogos; 1 por venda de tabaco a menores de 16 anos e 1 por venda de bebidas alcoólicas a menores.

Escolas: afinal, são 260 armas
Crimes nas escolas aumentam

Durante este período de tempo a PSP promoveu ainda diversas acções de sensibilização, formação e demonstrações nas escolas. Ao todo participaram um total de 61.326 alunos, 3.054 pais/encarregados de educação, 3.855 professores e 991 elementos policiais.

Operação «Final do Ano Lectivo»

Estes dois meses, cujos números são agora conhecidos, são resultado da operação «Final do Ano Lectivo». Esta, decorreu no exterior dos estabelecimentos de ensino (imediações das escolas e percursos casa-escola) e teve como principal objectivo o reforço do sentimento de segurança por parte dos principais actores da comunidade educativa (alunos, pais, professores e auxiliares de acção educativa), lê-se no comunicado da PSP.

Junto das escolas houve um reforço policial e fiscalização, tanto ao nível da prevenção criminal, como da fiscalização rodoviária, como na fiscalização de estabelecimentos similares dos hoteleiros nas proximidades das escolas (cafés, restaurantes, salas de jogos, etc.).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos