terça-feira, 17 de junho de 2008

Alunos acordam mais cedo nos Açores


Luís de Camões, Fernando Pessoa, Saramago e Sttau Monteiro dominavam esta terça-feira as conversas dos 200 alunos que esta manhã se preparavam para fazer o exame nacional de Português do 12º ano na Escola Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo, escreve a Lusa.

Por causa da diferença horária, os alunos açorianos começaram a fazer o exame às 8h locais, já que as provas têm de ser feitas em simultâneo em todas as escolas.

De bilhete de identidade e esferográfica na mão, grande parte dos jovens manifestou-se à agência Lusa prudente nas expectativas quanto às notas finais.

«Camões é difícil, Pessoa complicado, Saramago e Sttau Monteiro são complexos»

«Camões é difícil, Pessoa complicado, Saramago e Sttau Monteiro são complexos», afirmaram alguns dos estudantes junto à escola secundária da ilha Terceira.

Enquanto uns tiravam dúvidas de última hora, outros desejavam entre si «boa sorte», «felicidades» ou «que tudo corra bem» gerando, como dizia uma jovem, «uma onda de energias positivas» que, assegurava, «bem precisamos».

Quanto ao futuro, em grande parte dos jovens subsiste a dúvida do curso superior que pretendem frequentar, ainda que outros adiantem que querem Direito ou Educação Física, no caso dos rapazes, e Biologia, Medicina ou Design no caso da raparigas.

Nos Açores, segundo os dados da Direcção Regional de Educação, estão inscritos, para as diversas provas nacionais, 3.351 alunos, menos 277 que no ano passado. Para os exames da primeira fase, vão ser utilizados duas dezenas de estabelecimentos de ensino em oito das nove ilhas do arquipélago, excepto no Corvo, a mais pequena das ilhas.

A primeira fase de exames decorre até 23 de Junho, encerrando com o exame de Matemática, e a segunda fase entre 14 e 18 de Julho.

A época de exames nacionais obrigatórios para a conclusão do ensino básico e secundário arranca com a prova de português do 12º ano, na qual estão inscritos mais de 70 mil alunos em todo o país.

Além deste exame, realizam-se também as provas de Língua Portuguesa Não Materna dos 12º e 9º anos. No total, 71.135 alunos estão inscritos para fazer exames esta terça-feira.

Segundo dados oficiais do Ministério da Educação (ME), entre os 326.245 exames nacionais a realizar até 18 de Julho, os que registam mais inscrições são os de Português, na terça-feira (71.135), Biologia e Geologia na quarta-feira (58.040), Física e Química na sexta-feira (54.910) e Matemática a 23 de Junho (48.427).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos