sexta-feira, 16 de maio de 2008

ProfMat 2008 - A abrir o ano lectivo


Depois de Portalegre, onde em 1986 foi criada a APM, e de Évora, onde em 1995 e 2005 celebrou 10 e também 20 anos de encontros, o ProfMat regressa este ano ao Alentejo. Desta vez, será Elvas a acolher o 24º ProfMat nos dias 2, 3 e 4 de Setembro.
O nosso encontro anual regressa também às altas temperaturas do final de Verão, porque se realiza na primeira semana de Setembro para não coincidir com actividades lectivas que pouco depois se iniciarão nas escolas. Saibamos tirar partido deste facto. O ProfMat vai abrir o próximo ano lectivo e queremos que essa ‘abertura’ seja marcada pela qualidade do trabalho e sentido profissional dos professores de Matemática que nele participarem.

Ao longo dos 23 anos de vida da APM, os professores de Matemática têm desenvolvido, nas escolas ou organizados nos grupos de trabalho e núcleos regionais da Associação, inúmeras actividades, muitas delas no seio de projectos de intervenção, formação ou investigação. A experiência de trabalho e de organização que ao longo dos anos acumulámos permite pensar num ProfMat que reforce as suas características de um encontro feito por professores, para professores, integrando iniciativas individuais e de grupo, incentivando e tirando partido do trabalho colaborativo de uma comunidade que sempre tem mostrado grande vitalidade.

A abrir o ano lectivo, queremos um encontro, como sempre foi, a pensar num ensino da Matemática melhor e em melhores aprendizagens dos alunos. Um encontro, como sempre foi, a pensar no professor, no seu desenvolvimento, no reforço e melhoria da sua formação. Um encontro, portanto, como sempre foi, onde se pensa a Escola como lugar onde os alunos aprendem e os professores se formam e desenvolvem, hoje, como sabemos, no quadro de um exercício profissional cada vez mais complexo e exigente.
Queremos por isso, mais ainda, um encontro onde os professores de Matemática apresentem, confrontem e discutam ideias, saberes e experiências, tirando partido da sua heterogeneidade e dos seus diferentes percursos nos diversos graus de ensino, desde o Jardim de Infância ao Ensino Superior.

Por outro lado, a realização do ProfMat numa cidade fronteiriça é uma boa oportunidade para reforçar os laços com os professores e associações de Espanha, aproveitando as condições privilegiadas de proximidade e beneficiando dos contactos já estabelecidos pelo Grupo de Trabalho de Investigação da APM, na preparação do Seminário de Investigação (SIEM) que se vai realizar em Badajoz logo depois do ProfMat.

O ProfMat este ano vai realizar-se num momento crítico e difícil que se vive na Educação, nas escolas e entre os professores. E, para além disso, vai decorrer numa data que não tem sido habitual. Vai, como dissemos, abrir o ano lectivo. Queremos, por isso, desta vez mais ainda, que seja um encontro onde os professores se mostrem com o que fazem e com o que querem — com os alunos e para os alunos, com os professores e para os professores, na Escola e para a Escola. Procuraremos que o programa que estamos a preparar seja mais uma ocasião e motivação para a manifestação de ideias, saberes e vontades e que com o seu cruzar, confronto e discussão seja um contributo para uma maior compreensão das questões e problemas que nos preocupam, um contributo para que os pensemos melhor e possamos fazer melhor o que fazemos.

O ProfMat de Elvas terá quatro conferências plenárias que, no seu conjunto, tratarão temas da Educação Matemática, da Matemática e da Educação. Para além destas conferências, como é habitual, o encontro vai propor um conjunto extenso de sessões de natureza e conteúdo muito variado, centrado, naturalmente, em questões do ensino e aprendizagem da nossa disciplina e relativas ao professor de Matemática, mas tratando igualmente questões educativas de outra natureza e temas específicos da Matemática. A estrutura e composição do programa privilegia a divulgação e confronto de ideias e experiências propondo, ao longo do encontro e em contextos variados, muitos espaços visando incentivar a sua discussão e criar condições para tal.

Assim, com este propósito, vão constar no programa vários painéis sobre assuntos que preocupam os professores de Matemática — em particular no que diz respeito à avaliação das aprendizagens, formação contínua, manuais escolares, mudança curricular e formação de adultos — tentando, sobre estas áreas, conhecer também práticas do sistema educativo espanhol e confrontá-las com a situação portuguesa. Será igualmente proposto um leque alargado e diversificado de conferências com discussão, incidindo sobre alguns dos temas mencionados e outras problemáticas da Educação Matemática, mas também tratando diferentes temas da Matemática, nomeadamente sobre novas aplicações desta ciência. Como sempre acontece no ProfMat, a organização espera uma grande oferta de sessões práticas e de comunicações que serão organizadas em simpósios agrupando comunicações sobre temáticas afins seguidas de um espaço para discussão.

No momento presente e face à actualidade e relevância do novo programa de Matemática para o Ensino Básico, este será um dos grandes temas do encontro e sobre ele serão programadas sessões de diferente natureza. Tendo em conta a data prevista para a sua implementação (2009), queremos que o ProfMat, como espaço privilegiado de interacção, constitua uma oportunidade para mútuo esclarecimento, reflexão e formação sobre o novo programa.

Mas se o ProfMat é um momento importante de formação entre pares, também é um momento de festa, festa de encontros e reencontros que se constroem e alargam há mais de 20 anos em espaços de convívio e informalidade, com que se constrói e (re)constrói uma identidade forte entre a comunidade de professores de Matemática. O ProfMat 2008 terá uma componente cultural e social como tem sido hábito nos anos anteriores e procuraremos as melhores condições para que ao longo dos três dias os espaços de almoço e de fim de tarde sejam também momentos de confraternização entre os participantes do ProfMat. Tentaremos tirar partido da estação do ano e do local em que se realiza o ProfMat e usufrir com alegria um início de Setembro na cidade fronteiriça de Elvas, no distrito mais ao Norte do Alentejo, onde o tempo é tempo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos