quinta-feira, 1 de maio de 2008

Plano de Acção para a Matemática envolve 395 mil alunos e 78 mil professores

As estatísticas apuradas pelo Ministério da Educação (ME) indicam que, no seu segundo ano de existência, o Plano de Acção para a Matemática (PAM) envolve 395 mil alunos e 77 584 professores, dos quais 9036 são docentes de Matemática, e mobiliza um investimento de 2,6 milhões de euros.

As escolas têm sido dotadas de diversos recursos, nomeadamente créditos horários (10 087 horas), equipamentos que chegam a ser de 1628 quadros interactivos, 365 projectores de vídeo e 428 computadores de secretária, além de software e livros.

O balanço do segundo ano da execução do PAM mostra também o envolvimento de milhares de professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário em programas de formação contínua em Matemática, em articulação com instituições de ensino superior.

Por seu turno, o Gabinete de Avaliação Educacional já disponibilizou no seu sítio (http://www.gave.min-edu.pt/ ) 1000 itens para o exame de 9.º ano e sugestões de trabalho, de forma a proporcionar uma maior familiaridade dos professores e dos alunos com o tipo de exercícios propostos.

Entre outras medidas estão a avaliação dos manuais, o reajustamento dos programas, as novas condições de acesso à docência, a definição de tempos mínimos de leccionação, a publicação de brochuras de apoio científico e pedagógico para os professores, a disponibilização de um portal de recursos educativos ou ainda, para além das medidas divulgadas aquando da apresentação do PAM, em 2006, a novidade dos testes intermédios e das provas de aferição universais nos 4.º e 6.º anos.

Para mais informações, consultar:

Plano de Acção para a Matemática - Execução - Abril 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos