sábado, 10 de maio de 2008

Maria de Lurdes Rodrigues: Escolas têm de formar jovens para cidadania e sociedade do conhecimento

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, disse, hoje em Braga que "a escola actual tem de ser mais aberta e participativa, de forma a formar jovens para a cidadania e para a sociedade do conhecimento".

"A escola tem de formar cidadãos para participarem numa sociedade aberta e participativa, mas tem também de os preparar para serem autónomos, capazes de desenvolver projectos pessoais e profissionais", declarou.

A governante falava durante a sessão inaugural do 1º Congresso Escolar - Ambiente, Saúde e Educação que começou hoje no Mosteiro de Tibães, em Braga.

Maria de Lurdes Rodrigues disse que "o sistema de ensino tem de se preocupar em formar cidadãos europeus, mas tendo em atenção que o desafio que os espera é global e não apenas da União Europeia".

Realçou que as escolas têm hoje um uma missão diferente e mais difícil do que no passado, dificuldade que se prende "com as novas exigências que o mercado coloca aos jovens que nele entram".

Sublinhou que "o sistema de ensino já não é só um sistema de aprendizagem, posto que tem de responder de forma positiva a novas exigências e sinais sociais, em áreas como a saúde, o ambiente e a cidadania".

Presente no evento, o presidente da Câmara de Braga, Mesquita Machado anunciou que o Município vai construir quatro centros escolares, no âmbito da nova política do Ministério da Educação para o sector, frisando que tal envolve um investimento de quatro milhões de euros.

O Congresso, que é organizado pelos agrupamentos de escolas de Nascente do Este e visa "chamar a atenção para as alterações climáticas, a criação de plataformas de trabalho e cooperação entre as escolas, e o poder autárquico e central".

A presidente da Comissão Organizadora, Angela Mendonça disse que a iniciativa visa, ainda, contribuir para a implementação dos temas ambientais e da saúde na formação de base e contínua dos professores e o desenvolvimento dos conhecimentos na matéria. O Congresso, que hoje teve apenas a sessão de abertura, decorre sexta e sábado no Teatro Circo de Braga.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos