segunda-feira, 31 de março de 2008

BE quer combater insucesso com mais turmas e professores

Contrariando dados lançados pela ministra da Educação que apontavam para um rácio professor /aluno, dos melhores da Europa, o Bloco de Esquerda vem dizer que, afinal, "um terço dos professores tem mais de 100 alunos". "Isto significa, sustenta a deputada Ana Drago, "que o processo de acompanhamento do percurso individual dos alunos é uma ficção". Nesse sentido o BE propõe uma tabela que estabeleça para cada professor que tenha até três blocos lectivos por semana, "não mais de três turmas, isto é 66 alunos". Já quem tem apenas dois tempos lectivos pode vir a ter quatro turmas (88 alunos) e cinco turmas para quem tem um tempo lectivo (110 alunos).
O BE propõe, por isso uma redução de alunos por turma, um aumento de turmas e também de professores. "Não é compatível o Governo dizer que aposta na educação e depois apresentar no Orçamento de Estado um aumento zero para esta área", diz Ana Drago para justificar o consequente aumento de custo da Educação, com a proposta agora apresentada.Outro dos projectos, defende a deputada, visa combater a "guetização" de turmas e matriculas, isto é, "turmas de primeira e de terceira". O Bloco propõe "um mecanismo que torna a criação de turmas heterogéneas no que toca à composição social", defende a Ana Drago: "É fundamental que este tipo de segregação deixe de acontecer na escola pública". O Bloco apresentará ainda, na Assembleia da República, um projecto que visa criar "equipas de combate ao abandono e insucesso escolar", constituídas por iniciativa dos profissionais da escola pública, composta por diferentes valências, isto é, professores, psicólogos e técnicos de serviço social.
Esta equipa, refere a deputada, "não deve ultrapassar os oito membros", acompanhando alunos que "são sinalizados pelos conselhos de turma como estando em risco de insucesso ou de abandono". O número de alunos por equipa não deve ultrapassar os 45.
O primeiro dia das Jornadas termina com um Jantar comício em Santa Maria da Feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos